imagem-CARF Decide Pela Impossibilidade De Aplicação Da Multa De Ofício E Da Multa Isolada Ao Mesmo Tempo(1)

CARF decide pela impossibilidade de aplicação da multa de ofício e da multa isolada ao mesmo tempo.

Em recentíssimo julgado, proferido em 17 de agosto de 2023 no processo de nº 10650.720873/2012-83, a Primeira Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Federais (CARF) entendeu que a multa de ofício e a multa isolada não devem ser aplicadas ao mesmo tempo.

O processo objeto da decisão tratava da aplicação da multa de ofício pelo não pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), no ajuste anual, e da multa isolada pela falta de recolhimento das estimativas mensais dos tributos.

Para determinar a resolução da questão o CARF entendeu pela aplicação do princípio da consunção, ou absorção, um princípio amplamente utilizado na esfera do direito penal, que dita, em síntese, que, quando há a prática de um delito como meio para a prática de outro, de maior gravidade, o crime-fim, absolve o crime-meio e o fato de maior gravidade absorve o fato de menor, ou, no presente caso, a multa mais gravosa absorve a mais branda.

A decisão proferida pela 1ª Turma vai de encontro com o entendimento consolidado da 2ª e foi proferida com a aplicação do desempate pró-contribuinte.

Rafael Andrade Ferreira

Advogado inscrito na OAB/MG sob o nº 162.702

rafael@rafaelandrade.adv.br

Comments are closed.